sábado, 7 de agosto de 2010

Sensualidade em Desenho.


Há um tempo atrás o mundo era dominado pelo desejo às pin ups. Homens tinham posters pendurados em todos os lugares, como em seus armários, barbearias, oficinas e bares. Enquanto mulheres nutriam um desejo de ser como as belas retratadas na esperança de serem tão admiradas quanto.

Como exemplo desta febre temos a musa da época Bettie Page. Mulheres morriam para serem como ela. O que não é muito diferente de hoje, apenas com uma mudança nos ícones, mas, acredito que o padrão nem mudou tanto assim de lá pra cá.
Essa exploração da sensualidade em desenhos não acabou lá, ao assistir um Bom Dia e Cia pela manhã podemos ver várias mulheres - personagens - emanando sensualidade.
Fiz uma pequena na lista:

Marge Simpson! Alguém pode negar que esta adorável mãe de família é super sensual? Há vários episódios em que ela coloca as garrinhas pra fora.

Tsunade. E lá esses peitões deixam ocultar sua sensualidade?

Penelope mais que charmosa. Sempre usa seu charme pra passar alguns marmanjos pra trás.

Mulher Maravilha. Já até ofereceram pra ela um contrato como modelo!

Essa daí é de uma turma mais atual, mas esses dias perdi o sono e fui assistir desenhos na sbt, aí me deparei com meninas-fadas super magras com roupas super curtas acentuando as várias formas. Eis então Stella... Nem se é assim que escreve, esqueci de olhar.

A pequena sereia, Ariel. Tão doce e linda, como todas as princesas da Disney ela é extremamente encantadora e é obrigada a exibir sempre suas formas.

Daphne é sempre a isca perfeita, tudo porque ela é a mais bonitinha da turma. Mas, a beleza dela vem com muito esforço, ela é sempre preocupada com a aparência e tudo mais. Uma legítima perua.
Poderia falar de muitas outras personagens, como todas da Liga da Justiça. É muito difícil desenhos não terem um certo apelo sexual. Desde cedo já somos expostos a certos padrões. Obcecados sempre pela boa forma. Mas, a arte cartunista é assim, é a exploração do que é considerado o belo e supostamente real. E nós ficamos aqui admirando essas criações e fazendo comentários do tipo "olha a cinturinha dela", minha mãe sempre diz isso.
Um abraço e bom fim de semana com seus pais.

12 comentários:

  1. Sensualidade nos desenhos.. gostei ;)
    Agora fui me lembrar que em alguns episódios Marge Simpson realmente soltou seu lado sexy.. mas nada se compara a Betty Boop!rs
    Bjo querida!!

    http://vivamoderna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse post!
    Realmente, a sensualidade que surgiu com as pin ups agora existe até nos desenhos infantis! Bem observado (:

    Beijos!

    http://essenciademorango.com

    http://withmycolors.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É verdade, em algumas inclusive há um apelo sexual demasiado (para desenhos infantis). E a cada dia as personagens ganham mais sensualidade, um exemplo clássico é a própria Mônica, que agora é jovem e esbanja sensualidade com suas mini saias!

    Bem legal seu blog, cheio de temas legais...
    retribua a visita,
    http://meucaonaochupamanga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente a sensualidade de uma garota é muito firme até em um desenho, o legal do escritor é criar perssonagens que seu publico alvo se apaixone, e nada melhor que usar a sensualidade feminina ou até mesmo seu lado meigo de ser... sou escritor e denhista, e nunca deixo de lado essas idéias, realmente a sensualidade feminina aparece em quase tudo que "vimos", preste atenção nos filmes, novelas, desenhos ou até mesmo telejornais(isso mesmo, aqueles decotes não são atoa), mas veja bem:
    De uma certa maneira deixamos de lado a figura masculino, pelo simples fato de ela ser exposta deste os primordios... pensemos, todos os heróis, fortes e charmosos, atores de Tv... nunca fazem papeis de feinhos coitadinho, como há com algumas garotas por ae! Porque, por causa do machismo de querer mostrar que um homem é forte e seguro com seus sentimentos e pensamentos!!!

    Fugindo do assunto e voltando a outro...
    Friends é demais, adoro, nunca perco!
    Em que cidade você mora mesmo? rsrsr

    Nome ao blog é algo confuso, exemplo o meu, o ponto forte é o poema, mas, publico muitos artigos de fatos recentes da minha vida e do mundo!
    Assim pensei no nome ideal: "Caiubi Paulino", já que tudo é baseado em meu mundo!

    Bem... e é isso, alias, gosto do nome de seu blog!
    beijos e continue assim...

    http://caiusama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Junim... em relação a Mônica, que agora é jovem e esbanja sensualidade com suas mini saias, ela não é mais um desenho infantil, entenda... o publico alvo são os adolecentes!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!

    Menina,
    a sensualidade sempre presente em tudo.
    Até em desenhos infantis.

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei seu blog, bem bacana !!! Passa lá depois no Blog da Pri pra conferir as novidades tb !! Já estou te seguindo aqui tb !!! bjss Pri

    ResponderExcluir
  8. hahaha adorei a listinha! nunca tinha relacionado as pin ups com as personagens de desenho animado!

    obrigada pela visita!

    maiza

    ResponderExcluir
  9. Aaah, concordo com a Mulher Maravilha, mas confesso que nunca gostei da Tsunada. Esses air bags são exagerados DEMAIS.
    Mas amei o post <3

    http://amachoalfa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei teu post.... bom demais e vejo que hoje isso nao mudou muito, as mulher tem um ideal de beleza na cabecaa sempre....

    Quem me dera eu com o corpao da mulher maravilha... rsrsrsrs Beijos querida!

    ResponderExcluir
  11. uahauha ...
    quem disse que deseinho infantil é infantil msm??
    rs
    seu blog karla ta cada dia mais show...
    passa la no meu.. dei uma atualizada.. ate q em fim.. bjus;**

    ResponderExcluir
  12. Oláááá!! to adorando seu blog!! eu realmente nao tinha olhado por esse lado ainda viu!!! isso é verdade msm!!! rsrsrs adoreeeei!!!

    Parabéééénss!!! bombando hein!!!


    Bjoks da júh

    ResponderExcluir