segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hollywood e seus remakes

Não há nada melhor do que apreciar um bom filme com uma boa companhia e um balde de pipoca. Mas, veja a situação... Estamos lá curtindo o momento quando chega seu pai e começa a falar da versão original do filme ao qual você acaba de descobrir a existência. Aí bate aquela indignação e irritação por causa das inevitáveis comparações daqueles que assistiram a primeira versão da história e, agora, a segunda. Ou então estamos lá assistindo ao filme que acabou de ser lançado e chega seu primo super culto e diz que a versão francesa é muito melhor, os atores são perfeitos, a trilha sonora é grandiosa e a direção impecável. E mais uma situação do nível... Aquele seu amigo nerd, fã da cultura japonesa começa a comparar os cenários americanos com os cenários japoneses e etc. Enfim, os remakes estão por toda parte... Parte deles vêm daquela questão: Americano odeia filme com legenda. Portanto, remakes de filmes europeus e asiáticos (este principalmente quando o assunto é terror) são muito comuns. A refilmagem de clássicos sucessos também é comum, em muitos casos justificável, como em Planeta dos Macacos, no qual a tecnologia deu ao filme um tom a mais com seus macacos perfeitos. Não sou totalmente contra remakes, alguns devem ser encarados como uma oportunidade de conhecer grandes histórias, já que os originais são de difícil acesso. Mas, acredito que existe um limite. Hollywood parece ter medo de arriscar no novo, medo de perder dinheiro... Então se prende a velhas histórias. Existem muitos roteiristas com talento e criatividade o suficiente pra criar sucessos. Para este e para os próximos anos muitos remakes estão por vir. "Conan - O Bárbaro", por exemplo, já tem trailer no "Planeta dos Macacos - a Origem".
Veja remakes famosos:

"Cidade dos Anjos" foi inspirado no filme alemão "Asas do Desejo", neste o anjo fica com a moça e vive feliz para sempre com ela, diferente da versão americano onde o anjo é condenado a mortalidade e fica sozinho.

"O Chamado" abre caminho para os remakes do terror asiático.

"Gaiola das Loucas" é uma comédia baseada no filme francês "La Cage Aux Folles".
"Onze homens e um segredo" tem uma versão mais antiga com Sinatra.

"Vanilla Sky" é o remake do filme espanhol "Abre los Ojos" ou "Preso na Escuridão". Achei interessante o fato de Tom Cruise ter assistido ao filme e gostado tanto da história a ponto de comprar os direitos e assim poder refilmá-lo.
"Planeta dos Macacos" merecia um remake, merecia recursos para os efeitos especiais. Enfim, muitos filmes remakes ainda estão para serem lançados, como "Footloose" e "Caça Fantasmas". Esperamos os resultados e torcemos para que Hollywood volte a apostar no novo e original sem medo. Remakes são legais, mas novidades são sempre muito bem vindas.

Um comentário:

  1. Tirando a mania de Hollywood de matar o personagem princpal no final,alguns remakes acho muito interessante.
    beijos

    ResponderExcluir