quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os excêntricos encantam.

Continuando a saga dos excêntricos que dominam o mundo e nosso imaginário...
Tivemos várias indicações de pessoas estranhas, umas que nem sequer tinha pensado, como a representante brasileira - a única até o momento - Elke Maravilha pela Mag e confirmada pela Época Boutique. Hoje quem roubou minha atenção pela sua história e seu excelente trabalho foi o diretor Tim Burton, entre no site dele aqui, indicação da Naliky.
É impossível não se encantar com os trabalhos desse diretor. A estética é incrível, sombria, reflexo da sua paixão pelo terror. Há também em alguns filmes o excesso de cor, tal como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das maravilhas. Teve uma infância diferente, achava a escola difícil, assim como a vida em casa. Vivia perdido em seus pensamentos, lia livros sombrios e assistia filmes de terror de baixo-orçamento. Logo ganhou uma bolsa da Disney (nem sabia que isso existia) e estudou animação por três anos (ele levou três anos pra aprender a fazer um stop motion e eu preciso aprender isso em menos de seis meses, gosh), foi contratado pela Walt Disney World como aprendiz de animador. Trabalhou em algumas animações, mas estava insatisfeito, foi então que coseguiu espaço e participou da produção de Nightmare before Christmas - O estranho mundo de Jack, levando créditos, erroneamente, pelo longa. A animação tem a cara de Burton com toda a sua excentricidade. O diretor seguiu esta linha. Teve alguns fracassos, como todo grande artista, como Planeta dos Macacos (não foi tão ruim assim, vai) e Marte Ataca (concordo). Mas, quem sabe que ele foi o diretor desses filmes? Ao contrário de muitos que no primeiro fracasso são marcados pra sempre, Tim Burton é lembrado apenas pelos seus sucessos. Ele também tem papel importante na vida de Johnny Depp, Helena Bonham Carter (esposa, cabeçuda, Rainha Vermelha) e Danny Elfman (compositor das trilhas sonoras dos filmes), pois colocou-os em ascensão. O tão querido Johnny não era grande coisa antes de Edward Mãos de Tesoura. O diretor faz desses atores, do compositor e da estética excêntrica sua fórmula mágica para o sucesso. Ah, essa estética! Tão única que mesmo em animações encanta a todos, inclusive os adultos.
Seu talento é de tal tamanho que até caveiras ganham uma certa simpatia!
Karla. Você precisa mesmo de todas as fotos com bonecos? Sim, sim e sim! Estou numa paixão por animação, que ninguém entende. Culpa da Titi, professora da faculdade. Bom, apenas de olhar um cara que tem pavor de pentes, gosta de roupas escuras e usa óculos azuis, já pode-se concluir que ele não é normal. A Naliky disse tê-lo visto em uma premiação de cabelos verdes e roupa rasgada.
E ele desenha! Me apaixonei pelos irmãos gêmeos, gordos, estranhos do filme da Alice! No site do Tim Burton indicado na introdução tem a galeria, onde você comanda um menininho e ele vai andando por ela, assim você visualiza as obras, criativo, não? Ah, mas precisa ter flash pra andar por lá, se alguém tiver no computador da empresa, onde tudo é bloqueado, menos o blogger, porque ainda não descobriram que você usa, provavelmente não terá esse programinha, então é melhor deixar pra ver em casa, evitando a frustração.

Burton em sua exposição no MoMA.

A ideia era trazer três excêntricos cada post da série, mas... Algumas pessoas são interessantes demais, e há uma riqueza de imagens e detalhes, que não posso deixar de compartilhar. Selecionar o que irá aparecer é uma tarefa árdua!

12 comentários:

  1. Genteee, ele é DEMAIS!!!!! Uma figuraça emsmo, né? rsrsrsrs
    Adorei conhecerum pouco mais de sua história e o melhor: que ele desenha. Essa é nova pra mim!!!!!!! =)
    Beijos, minha flor... =)
    Te espero lá no blog!!!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie! Adorei esse post!! Sou super fã dos filmes do Tim Burton, ele é muito bom mesmo!
    Ficou ótimo seu texto, e as fotos com os bonequinhos são ótimas também, adorei!! :-)

    Beijos,
    Tha

    http://unhascores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post flor, não sabia q o tim Burton tinha site, assisti a todos os filmes dele.bjuss

    ResponderExcluir
  4. AAh,já ouvi muuito falar do Tim Burton,acho tão fofinhos os desenhos de caveira dele...rsrsrsrs...esse cara tem taleento né??!! \Õ/
    Leembro do filme "Edward Mãos de Tesoura",nem sei quantas vezes eu já assisti aquele filme..rsrsrs


    Ówn amoree...que bom saber que temos algo em comum...\Õ/
    rsrsrsrs...adorei seu comentário lá no meu bloguinho...XD

    Kisses...♥
    http://backstreetmorgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou seguindo teu blog.
    Se quiser, visite o meu.
    Um beijão
    www.milipavan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aii... eu adoro Tim Burton!! O colorido da Alice é encantador. Um outro filme que adorei o colorido, mas não é do Tim, é Amelie Poulain... não sei se vc conhece. Vale a pena assistir!
    beijos, querida!!obrigada por estar sempre presente no meu blog!!

    http://muambeiradigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é mto complicado pra mim falar do Burton. Ele é um dos meus diretores preferidos, apesar de algumas decepções que tenho tido quando ele se juntou pela segunda vez com a Disney... rs

    Ah, só uma correçãozinha. O diretor do O Estranho Mundo... é Henry Sellick, o Burton fez a produção do filme (e praticamente tomou os créditos né, rs).

    Meus preferidos são Edward, Sweeney Todd e Peixe Grande. O jogo de cores de Burton é perfeito.

    Já assistiu Vincent, o curta e primeiro Stop Motion dele? =)

    Que legal que vc ta aprendendo animação! Eu fiz uma bem xumbreca no 4º semestre com massinha, hahahahaha Era uma boneca cabeçuda levantando do caixão e deitando de novo, hahahaha (porque só com isso já deu mto trabalho e mtooos frames).

    Eeeee que eu me empolguei no post! hahahahaha Xo parar

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  8. haha' Enem é super perca de tempo! odiei fazer!
    Beijos, Vivi
    Obrigada pela visita!
    http://twobella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Xavier. Também ando me decepcionando um pouco com o Tim. Acho que a Disney dá um caráter muito comercial à obra. Não sei, talvez essa seja a magia Disneu. rsrs
    Você sabe que, infelizmente, eu só assisti aos filmes "famosos"? Descobri estes que você mencionou ontem quando fiz a pesquisa.
    Mas, estou super interessada em assistir a todos os filmes que ele dirigiu, mesmo os não tiveram tanto sucesso assim. Nossa, pior que eu li sobre o Henry Sellick e o caso de quem ficou conhecido pelo Estranho Mundo, mas tive um acesso de branco e dei informação errada. Valeu por corrigir, se você não tivesse visto, eu jamair iria notar e muito menos corrigir.
    Ai, e eu tenho a matéria "criação de personagens" na facul, é a minha favorita, adoro inventar e estou me apaixonando ainda mais por animação. Mas, houve uma mudança na grade do meu curso e estamos tendo apenas um semestre dessa matéria, não dá tempo de aprender muito. Eu fiz o boneco de massinha, mas a minha intenção era fazer quadrinhos como trabalho final, aí mudei de ideia. Mas, não vou fazer um boneco articulado, muito trabalho e pouco tempo. Então optei por fazer animação quadro a quadro, mas está dando muito trabalho oO' Meus materiais são muito amadores "/ Sad
    Você tem seu stop motion no youtube? Deve ter ficado muito legal e um pouco mórbido, imagina... um caixão shuaihsuahsauhs

    Beijo, beijo
    e pode comentar o que quiser do tamanho que der shasuihaushauhs

    ResponderExcluir
  10. O Tim é mesmo a excentricidade em pessoa. Tanto no trabalho como na aparência, ele é feio, mas acho ele um charme. kkkk
    Tb tenho me decepcionado com os últimos trabalhos dele, principalmente Alice...esperei tanto por esse filme desde que foi anunciado, mas as expectativas foram grandes demais. Apesar do aspecto plastico do filme ter sido perfeito (Adorei!), a adaptação ficou mt fraca.

    bjão

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Sweeney Todd é maravilhoso! Apesar de ser musical, ele tem uma historia fenomenal (é baseado numa ópera) e a fotografia é incrivel. Cores frias, tons cinzentos e azulados e aquele mega vermelhão do sangue jorrando, hehehehehe demais.

    Entao menina, nao tenho no youtube mas certeza que devo ter em algum canto do meu PC aquele stop Motion. Lembro até o nome, era cataleptica, hahahahaha

    Que legal a materia que vc ta aprendendo, cheguei a pegar um pouco disso na materia de animação, é bem bacana mesmo.

    Bju!

    ResponderExcluir