quinta-feira, 23 de agosto de 2012

#food


Imagem: yumsugar 
O mundo anda uma loucura, todos com pressa e fazendo aqueles típicos comentários de segundo semestre: "Nossa, o ano passou voando, já estamos no Natal". Pra quem está no último ano de faculdade é ainda mais tenso com a entrega do tcc, e aquele pensamento "ainda tem tempo" acaba perdendo o sentido. O horário de propagandas eleitorais já está no ar e, por mais chato que possa ser chega a ser divertido (pra não mencionar o meu constrangimento) ver o tipo dos nossos ilustres candidatos, e é sempre bom ver qual a celebridade decadente que está tentando uma vaga como vereador - oi, Kiko! Enfim, até a Xuxa está morena. E há algum tempo o aplicativo Instagram ficou mais democrático liberando o seu acesso aos usuários do Android, pra alguns isso é ruim - usuários de Iphone querem exclusividade em relação a algumas coisas -  e pra outros é o máximo ter acesso aos filtros e à rede social mais, digamos, fechada. Okay, agora temos muito mais usuários do aplicativo, no que isso implica? A vida nem sempre é tão interessante e, nem sempre há o que registrar e que ainda valha a pena compartilhar com o mundo. Se antigamente tirávamos fotos para a eternidade, hoje tiramos para postar e torcer para que alguém curta e até comente nosso conteúdo. Dentro da rede existem diferentes perfis de usuários, posso listar alguns: a novinha, isso mesmo, a menina entre 14 e 17 anos no auge da tranformação em mulher, ela tira fotos todos os dias com decotes e biquinhos, são as que recebem mais comentários bestas dos "novinhos"; existe o cara social, só tira fotos com a galera; a viciada em esmaltes e maquiagem (isso inclui cabelos - oi!); aquele que é o bebum da turma, fotos de cerveja, vodca, drinques, entre outros; existem aqueles que registram paisagens, normalmente árvores e flores. Mas, existe uma coisa que todos os grupos compartilham: COMIDA! Sério, doces, salgados, massas, saladas, frutas, não tem erro! Comida é fácil de registrar, neste fim de semana fui a um restaurante e pedi de sobremesa uma torta holandesa, ela veio em um prato todo enfeitado, realmente caprichado, meu primeiro impulso foi tirar o celular do bolso e tirar uma foto e posteriormente postar, não fiz isso, algo dentro de mim disse "não faça isso, é desagradável fotografar tudo, olha a vergonha!", isso me fez desistir da ideia, mas não de parar de pensar nela, até demorei pra comer. Seria um vício? Necessidade de participar da rede? Falta do que postar e apelar? Sim, sim e sim. Afinal, quem não gosta de se sentir um fotógrafo? Parece que não importa o que você faça, qualquer fotografia fica bonita com um filtro retrô oferecido pelo Instagram. A hashtag acompanhada da palavra food aparece milhões de vezes dentro do aplicativo. Mas, para ser sincera não me incomodo em babar em fotos gulosas, muito menos de postar, mas me aborrece o vício em ter que tirar uma foto não para eu guardar o momento, mas, para ter o que compartilhar com os amigos de uma rede social. Quem nunca?

3 comentários:

  1. Oi,
    Primeiramente: amei o seu post!.Realmente se pararmos um pouco e observarmos o mundo ao nosso redor sempre tem alguém com um celular tirando foto de algo que em alguns minutinhos já está na rede.Particularmente eu já fui muito de tirar fotinhos para compartilhar,mais atualmente ando bem mais reservada em relação a isso,mais adoro ver fotos de comida:)

    paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente tem comida que dá vontade de fotografar de tão lindas, mas é como vc falou, existe tanta foto que virou banalidade postar esse tipo de foto...
    Bjus e um ótimo dia para vc!

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  3. AAh, eu me sinto excluída porque não tenho Instagram e nem fotografei comida ainda...rsrsrs
    Mas é verdaade mesmo, antigamente só quem via nossas fotos éramos nós e nossa família, já com essa explosão de redes sociais, as fotos são tiradas já na intenção de divulgar o mais longe que a gente puder! Incrível como o mundo mudou em apenas uma (ou no máximo duas) décadas, não é mesmo?!

    Nem me faala, eu tbm já cansei de querer tirar fotos de algumas coisas legais que vi, mas sempre fico com vergonha e perco o momento...rsrs

    Beeijo amore!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir