segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A gosto.

Muitas coisas nos levam a consumir. Pode ser a necessidade, o preço bom, para estar na moda ou simplesmente para ter status. Por que alguém muda de carro a cada ano? Simplesmente porque pode? Sim e não. Sim, pode... Mas, na realidade a graça de poder está em mostrar que pode, em ter status. O mesmo acontece com qualquer coisa que tenha a ver com tecnologia, tudo o que é lançado agora, torna-se obsoleto daqui a pouco. Já faz alguma tempo que não usamo mais celulares apenas para ligar ou mandar mensagem. E já não é novidade o fato de não precisarmos de botão, não que isso faça grande diferença na hora de discar os números, mas é muito mais chique. O mercado lança cada vez mais novidades e a mídia sempre diz que estamos atrasados e precisamos de coisas novas. Mas, qual o limite para o consumo? Ou até onde vai o bom gosto? Sou mulher, por natureza me sinto atraído por aquilo que é novidade. Mas, o simples fato de ser novo não faz o produto ser realmente bom, ou bonito. E a simples questão do objeto ser de marca e me trazer status, não significa que ele é belo. Muitas pessoas se fazem gostar de coisas pelo simples fato de que aparentemente todos gostam, ou porque é de grife. Eu vejo por aí muita gente cometendo atentados ao bom gosto, simplesmente porque o que usa é considerado fashion. Eu sei que gosto é gosto, mas eu não consigo entender muita coisa. Vamos ao meu primeiro exemplo de inferno visual.

Crocs. A primeira pessoa que vi usando este sapato não tinha lá muita noção das coisas, então pensei que fosse apenas algo que apenas ela iria usar. Mas, deu uns meses e todos estavam usando, homens, mulheres, adolescentes, crianças e velhos. Via para todos os lados sandálias de borracha super coloridas e conversas sobre como o calçado era revolucionário. Defendam do jeito que quiserem, digam que é confortável ou que o material é interessante, mas não digam que é bonito.
Segue exemplos de uma marca que eu gosto muito: Melissa. Mas, nem todos os modelos são usáveis, e muitos usam por ser da marca e não por achar realmente bonito. Não que todos pensem assim, mas acontece.




Para algumas pessoas as fotos justificam o meu ponto de vista, se não... Como já disse e repetindo gosto é algo difícil de se explicar.
Mais um exemplo de que a marca molda opiniões é a Miu Miu, lógico que há produtos maravilhosos e tudo mais, mas particularmente, este que a seguir não me agrada nenhum pouco. Mas, pelo que dizem, faz a cabeça de várias celebridades e garotas antenadas, o que certamente eu não devo ser, porque acho o modelo de péssimo gosto.

Não achei nenhum pouco gracioso, pronto, falei.
E aí vem mais um modelo que me intriga.

Assim como o crogs, esse modelo também é inspirado em um um tamanco holandês. Ai ai, Holanda que tanto admiro por ser tão evoluída em relação a vários preconceitos inspira coisas bem estranhas.
E por último a bota plataforma que já foi febre em um desses invernos passados, mas que insiste em aparecer de vez em quando - muito!

Era sair com minhas amigas e todas estavam vestidas do mesmo jeito e com a mesma bota horrorosa. Chegávamos em festas e todas com o mesmo modelito. Era de dar nos nervos.
A minha crítica não é exatamente ao mau ou bom gosto das pessoas, mas sim ao fato delas muitas vezes moldarem a sua concepção do que é belo para se ajustar aos demais. O status de ter algo da moda não é tudo. Ter coragem de pagar milhares por uma marca não faz de ninguém uma pessoa melhor. Consumir é muito bom, e sou totalmente a favor disso, por maior que seja a desigualdade do nosso modelo capitalista, eu gosto de viver nele. Mas, não é legal deixar-se levar tanto assim. Às que amam os modelos aqui citados, me desculpem. Eu respeito vocês, só não concordo com o gosto.
Um beijo.

9 comentários:

  1. Bem, em relação a este posto não ha muito o que comentar... pelo menos de minha parte, não é por despreso, e sim por entender nada de calçados (alis, eu moro na capital dos calçasados rsrs).
    Nunca me aderi a moda, alias... sou bem ignorante em relação a roupas, acredito que roupas velhas é o que tem mais estilo, e gosto de me servir com restos de panos comprados com capital de outras pessoas,calçados... aqui em minha cidade um cidadão é despresado apenas pela marca de seu calçado, então gosto de passear descalso de vez enquando, sentir o chão é maravilhoso!!!
    (Não me julgue a mal!)

    Sim, eu desenho HQs, na verdade até três meses atrás eu era professor de mangá e criação de HQs, agora tenho uma pequena equipe, editamos histórias de um mundo que eu criei chamado "Vani", produção idependente!!!
    Caso queira ajuda só pegar meu msn nos sites de busca, procure por "Caiubi Paulino", adicionar...

    Bem e é isso ae, forte abraço, ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu tinha entendi o poste, por isso comentei de roupas depois... srrsrs
    então, atualmente vivo em franca sim, tem Unisp e afins, cidade universitaria aqui ^^

    Qualquer coisa grite aqui XD

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de melissa mas concordo que existe modelos que não são usáveis. Mas são fabricados por existe sempre alguém que vai realmente gostar e outras que seguiram aquelas poucas pessoas.
    Manipulação, essa é a podridão da nossa geração

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog!
    Já estou seguindo para ficar ligada nos posts! ;)
    Depois passa no meu, se gostar... Segue lá!
    www.anotadonocaderno.blogspot.com
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi as crocs sao muuuuuito usadas a qui na Alemanha e já existem ha muitos anos... mas o bom delas é que no inverno tenebroso que enfrentamos todos os anos podemos sempre calca-las com meia sem que aperte nos dedos... e aqui na Alemanha existem tbm florzinhas, coracoes tipo grampos que colocamos nelas e ficam fofas!!!
    A melissa eu nunca gostei muito pois fico sempre com os pés suados dentro delas... rsrsr mas vc disse tudo aqui e gosto é gosto né flor.
    Beijos e boa semana!
    tudodemaismeu.blogspot.com :-)

    ResponderExcluir
  6. Jisuis... quantos sapatos toscos!! rsrss.
    Tb odeio essa tal crocs, coisa horrorosa que virou febre. Dia desses, meu marido comentou comigo que alguém contou a ele que crocs são usadas pelo pessoal que trabalha nas plataformas marítimas, por causa do conforto e blabla (acho que tinha outro motivo). Não acreditei muito, vou até pesquisar sobre isso no google depois... Minha teoria é de que a crocs foi inventada por um palhaço que n era mto engraçado e decidiu investir no ramo de sapatos esquisitos. Aí, sim, ele se deu bem... ;p haha.

    ResponderExcluir
  7. Então, na verdade não gosto muito de sair também para lugares badalados (se é que me entende srrsr)
    Moro aqui a 2 anos, sou de Guarulhos, conhece?

    Alias, de onde você é mesmo?

    beijos

    caiusama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tem post novo lá no blog, quem sabe você não se indentifica mais com essa atração!
    Você é de que estado do Brasil?

    www.anotadonocaderno.blogspot.com

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Sou da mesma opinião que você: não uso algo soh pq está na moda; Crocs usava pra trabalhar, por ficar mto tempo em pé e ser super confortável; melissa também, só alguns modelos; a galocha acho linda, mas só mesmo para a chuva, rs... Os outros nem vou comentar, pois os acho feios demais, e não usaria...rs

    Beijinhos moça...rs
    A.D.O.R.E.I!

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir