sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A marca e o produto

Vivemos em um sistema onde ter, comprar, gastar... são verbos comuns e cobiçados no dia-a-dia. Mas, o que comprar? E mais... por que comprar? Existem vários fatores que nos levam ao consumo: o fato de precisar, de gostar, ou o status, isso além do fator simbólico, como lá ovos de Páscoa. Chocolate tem o ano todo, mas na Páscoa não tem graça ganhar uma caixa de bombom ou barras gigantescas de chocolate, tem que ser ovo, por seu valor simbólico do momento, e muitos outros fatores mercadológicos, mas não nos preocupemos com isso.
Tudo nos faz querer consumir, imagens tentadoras de mulheres lindas com suas roupas de grife. Filmes e passarelas que impõem o novo padrão de beleza. Antes de tudo, quero dizer que sou uma pessoa capitalista, gosto do sistema de competitividade, lógico que não aprovo pessoas morrendo de fome e coisas do tipo, mas aí já é caso de discutir política. O que quero chamar a atenção é quando o status fica em primeiro lugar na hora da compra. As pessoas não compram produtos, não compram qualidade ou originalidade, compram nomes, compram marcas. E muitas vezes nem conhecem o significado do nome da marca. Muitos compram Chanel, mas não sabem da história da mulher. Não sabem que ela teve origem pobre e negava isso a qualquer custo. Não sabem que a sua primeira loja foi aberta graças a um playboy da época, que a apresentou à toda a elite. Não sabem que ela queria que todas as mulheres vestissem não apenas a sua marca, mas o estilo Chanel, ela nunca se importou com a cópia, desde que todas se sentissem bem. Ela é autora de frases célebres como "Não há mulheres feias, há mulheres mal cuidadas". E na sua morte disse à uma camareira “Vê? É assim que se morre. Sozinha, mas sempre chique”. O que quero dizer é que existe um conceito atrás de cada marca, coisa alguma surge do nada e é importante valorizar a ideia também, não apenas a forma, não apenas a página da revista. As coisas estão a nossa volta para consumirmos, para sentirmos aquela sensação de felicidade por ter adquirido algo que estávamos cobiçando a muito tempo. A partir do momento que começamos a comprar por comprar, perdeu o sentido. Mesmo que se compre algo que é tendência do momento, é importante impor sua personalidade no que você vai usar. Não é o vestido que faz a mulher, é ao contrário, a mulher faz o vestido. E como dizia Chanel em minhas palavras resumidas, porque não me lembro exatamente o que era, a roupa existe para servir a mulher e não ao contrário. Consciência é muito importante na hora de gastar seu dinheiro. Pra que parecer com qualquer pessoa, se não você mesma? Faz que nem eu e meu problema com Melissas, eu comecei a gostar da marca mesmo achando sapatos de plástico estranhos, porque minhas amigas tinham e comentavam sobre novas coleções e tal. Eu acabei adquirindo a minha, um dos únicos modelos que realmente gosto: ultragirl. A sapatilha simplesmente destrói o meu pé, fiz uma "pesquisa" e todas aquelas meninas que amavam Melissa, sofrem a mesma coisa. O sapato consegue machucar em 4 lugares diferentes. E interessante que todos continuam comprando, e aí? Compramos o produto ou a marca? Eu sei que todos amam Melissa, mas este foi um exemplo real da minha vida. E eu, sinceramente, não sei se gosto realmente dos modelos ou do nome.

Um beijo a todas e desculpe-me por falar de Melissa, sei que todo mundo ama.

19 comentários:

  1. É fato que eu odeio melissa, meu trauma infantil com essas sandálias malditas fala mais alto.
    Mas agora a pergunta: por que NÃO comprar? (eu não tô falando das melissas!)
    Beijos ;*

    www.deliriosdeconsumista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO comprar, me sinto bem com isso.
    Mas, muitas pessoas compram sem consciência. Compram por comprar, entende? Compram sem se sentirem bem usando o produto. Compra pra aparecer. Isso eu acho errado. Acho que adquirir produtos tem que ser algo saudável, de diversão. Quanta gente não gasta o que não tem pra manter status. Essa era a crítica. Enfim, Melissa acaba com os pés de todo mundo.
    shahsiuahsuahisu
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida...adorei sua visitinha ao Phinérrima e ameeeeei seu blog! já estou seguindo!!
    Eu gosto da Melissa, mas não é aqueleeee amor.
    Adorei o post!!!
    Beijos
    Tati
    www.phinerrima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso concordar com você. Tem gente que é muito sem noção comprando. ¬¬

    www.deliriosdeconsumista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Convenhamos que a Melissa tem modelos lindos, porém o que mata é o fato de serem de plástico. Um desenho tão bacana desperdiçado num produto que faz mais mal do que bem. Não é a primeira pessoa, nem será a ultima a achar uma porcaria. Além de machucar, em algumas pessoas a Melissa causa chulé. Mesmo em quem não tem chulé. Fora que o Brasil é um país quente à bessa. Usar plastico nessas condições é horrível.
    Quanto à Chanel, me fez lembrar O Diabo Veste Prada. A Miranda era aparentemente uma monstra sem coração, mas com o desenrolar da história a gente descobre que na verdade ela era sim uma pessoa sensível, como qualquer artista, porque o que as pessoas não sabem é que aquelas roupas de passarela são na verdade a arte do desenhista, do criador, estilista, sei lá que nome se dá.
    Eu também sou dessas que me visto com o que me faz sentir bem. Gosto de comprar, mas antes prefiro namorar bastante o objeto desejado. Como que um teste para saber se a vontade vai passar ou não.
    No mais, a roupa tem que ser o coadjuvante e a pessoa o destaque, não o contrário.

    Adoro seus textos e seus assuntos do blog. Nossa temática é diferente, mas mesmo assim gosto de ler o que escreve sobre as coisas que são sua especialidade.

    ResponderExcluir
  6. Uma vez comprei um óculos de sol no camelô que tinha esses dois C's entrelaçados. Eu nunca soube, até esse momento que era símbolo da Chanel.
    hahhahahhahahha
    Nunca usei. Tenho um leve desnível de orelhas que faz com os óculos fiquem tortos no meu rosto. hahhahahahah

    Mas no fundo, acho que vale muito a pena comprar marcas, não pela ostentação, mas pela qualidade.

    ResponderExcluir
  7. nossa vs arrazou no texto ! nao conhecia esse seu lado escritora ainda ! HAUAHAUAHAUAHAUAH
    eu amo as coisas da Melissa !

    parece lá no meu tbm !
    beijão

    ResponderExcluir
  8. Ah, sim com certeza... Qualidade é essencial... Melhor pagar caro uma vez do que pagar milhares de vezes por um mesmo produto barato. É que nem comprar lápis de cor, o mais caro, popular, é o Faber Castell, e existem as outras marcas. Porém a Faber dura ANOS e anos, e os outros duram até você apontar... HAuhaiuHAIUha Tá, sou péssima com exemplos! Eu amo ler o que você escreve, Lady! é legal pensar em coisas diferentes das habituais.
    E morri de rir com a história dos seus óculos.
    HAUHuiahiUHAIUhaiuhAH

    ResponderExcluir
  9. É tem gente que se empolga nas compras mesmo, e melissa ai na boa não gosto não, só quando tinha 5 ou 6 anos hahahah... Adorei o texto!!! Beijãoooo querida!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!Amei o seu blog!!!
    Realmente eu e a melissa temos uma relação de amor e odio!kkk
    Se puder siga o meu blog
    paginasempreto.blogspot.com-Ah e respondendo a sua sua duvida da entrevista que eu fiz para o My Memories sobre qual faculdade eu faço é enfermagem ok?

    Beijos Ela

    ResponderExcluir
  11. No fim das contas, no sistema capitalista em que vivemos, não somos homens e mulheres, seres humanos. Somos todos etiquetas! Hashuahsuas'
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, melissas são lindas (alguns modelos) mais é fato que, machuca demaaais, soua o pé e tudo que se possa imaginar. Pois é, eu também gosto de filme assim, só que tipo, o final pra mim foi a gota d' agua KKK não gostei mesmo. Tá bom, tá bom, assista e depos me fale o que achou *-*. Ah, mais vê lá o tema e vê se você tem alguma coisa e tira foto uai *-* não precisa ser uma mega produção, só usar a criatividade *o*

    ResponderExcluir
  13. Oi querida!
    Obrigada por visitar o Suspiro!
    Amey td aqui e já estou seguindo!
    Me segue tbm!
    Bom fds!!!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá flor, obrigada de coração pela visita no blog e que bom q vc gostou.

    Volte sempre que quiser...

    Eu nao sou nd fã de melissa... então concordo com vc!

    Beijos

    http://meouniversofeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Karla!!
    Obrigado pela sua visita, estou te seguindo tbm!!
    Achei interessante a tua colocação, sabe minha melissa ultragirl tbm me machuca, mas adoro ela mesmo assim!!! Que coisa engraçada gostar de uma coisa que machuca né!!
    Tenho um relação bem antiga com a melissa, sempre compro pelo menos uma por coleção, mas a unica que me machuca é esse modelo, acho que de repente vc poderia comprar algum outro modelo, vai que dá certo!!! Mas respeito sua opinião, tem fundamento!!
    Bjo
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Achei muito legal o seu post! Muito consciente!
    É triste, mas a verdade é q acabamos mesmo influenciados com todo esse marketing por aí. Ja comprei muita coisa por causa de marca, mas ja fazem uns bons anos que mudei o meu jeito de pensar :)
    De novo, parabens pelo post!
    Adorei seu blog e já estou seguindo :)
    Passa no Figurinha Carimbada tb e se gostar me siga tb!
    Beijocas
    http://www.maquiagemquecabenobolso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Karla!

    Concordo com tudo, eu não sou muito de comprar coisas caras ou de ficar obsecada por marcas famosas e se eu compro é pq eu realmente gostei, eu acho alguns modelos da melissa muito bonitos e já fiquei tentada em comprar uma, mas acho tb muito cara por seu um sapato de plástico!!!!! então desisti.

    Flor já estou te seguindo, e voltarei sempre e espero ter ver lá no Perfume de pitanga!

    Bjus....s

    http://perfumedepitanga.blogspót.com/

    ResponderExcluir
  18. bom, eu não gosto de melissa, acho muito criança! ja gostei e hoje nao gosto mais! porém é uma gracinha confesso! yaueuei bjs

    ResponderExcluir
  19. POLÊMICA
    hahaha
    Sei lá viu?
    Eu compro quando acho bonito. E melissa não costuma machucar meu pé não, rs.
    Quanto as marcas, tipo, tem umas que merecem nossa loucura porque são PERFEITAS rs
    Outras nem tanto... só tem nome.
    Amei o post!
    Beijo, sua linda!
    Depois dá uma passadinha lá!
    http://jeansandjacket.blogspot.com/

    ResponderExcluir