domingo, 19 de dezembro de 2010

Facebook

Houve uma época em que ter orkut era algo chiquérrimo, você precisava até de convite pra tê-lo! Ele era muito simples e 'clean', seu fundo era apenas um azulzinho bebê e você podia colocar apenas 12 fotos! Lembro que um belo dia poderíamos colocar até 30 fotos e no outro 100! Nossa, aquilo era demais pra mim, achava que nunca conseguiria completar o número. Mas, estava enganada e logo tinha álbuns e em cada um deles mais de 100 fotos. E o orkut foi mudando e mudando, muitos reclamando até que surgiu o novo orkut, onde tínhamos que acompanhar um blog pra conseguir convites para o novo orkut, vejo até hoje pessoas que não aderiram a velha novidade e ainda usam aquela versão mais antiga da rede social. E um belo dia descobri a Colheita Feliz! Aquilo foi o máximo, no começo odiava ver meu namorado entretido naquele negócio, até o dia que fiz e fiquei viciada, marcava as horas pra entrar e colher minhas coisas, e roubava todo mundo também. Cheguei a fazer outro profile só pra jogar... Aí veio Segredos do Mar e fiquei doida também, fui uma das primeiras jogadoras, pelo menos no meu perfil. E confesso que gastei dinheiro nas brincadeiras. Logo veio o Happy Cooking, eu amava, mas não funcionava direito, na comunidade do orkut dizia que no FACEBOOK o jogo funcionava muito bem, e tive meu primeiro contato com o face, jogando Restaurant City. Descobri que todas as inovações do orkut estavam diretamente relacionadas com essa rede social, inclusive os aplicativos. Mas o campeão de usuários brasileiros ainda não conseguiu chegar nem perto da excelência e quantidade de aplicativos do facebook, neles estão inclusos jogos, testes, frases do dia, dicas, astrologia e tudo o que imaginar. Até mesmo "como será seu filho com..." Aí há uma combinação sua com o par escolhido e temos uma foto, lógico que não é sério, só pra rir mesmo. Mas, tirei uns screen shots pra ilustrar as vantagens do face.
Por favor, cliquem nas imagens para ampliá-las.
Bom, o design da página é super simples, alguns consideram isso uma desvantagem em relação ao orkut, já que lá você pode personalizar o seu perfil, mas, diga-se de passagem que muitos não sabem como utilizar isso e acabam deixando o espaço na rede muito poluído. Então, no facebook podemos ser cutucados ou cutucar alguém, uma maneira engraçada e descontraída de chamar atenção de um amigo. Na parte de relacionamentos temos além de casado, namorando e solteiro, o "relacionamento enrolado com..." o que é eficaz em muitos casos. Seu status fica no topo da página mural junto com outras informações, ao lado esquerdo, se seu parceiro tiver um perfil no facebook, há uma foto dele. As notificações ficam na parte superior em uma barra fixa, nela temos se alguém te adicionou, ou se comentaram alguma foto, publicaram no seu mural e etc... Qualquer coisa que tenham feito no seu perfil ou com seu nome aparece lá. Também na barra lateral podemos mudar a página do mural para informações e fotos. Uma super vantagem em relação ao orkut é o compartilhamento de links, onde qualquer página pode ser compartilhada, mas é comum ver páginas com a opção de compartilhamento para o facebook. O melhor é que o link pode ser ilustrado. Tudo o que você faz, você pode permitir que seja publicado ou não na página inicial, isso quer dizer que todos verão o que você fez, e há interatividade, pois seus amigos podem comentar ou simplesmente curtir sua mensagem.
No seu mural ou dos seus amigos, podem ser compartilhados recados, links, como falados anteriormente, vídeos e fotos. Até aí nada tão legal, mas, você pode tirar uma foto dentro do próprio facebook, através de uma webcam, claro.
As suas preferências podem ser ilustradas se existirem páginas dentro do facebook falando sobre elas.
Usando o mesmo sistema de tirar fotos para o seu mural, a foto do seu perfil pode ser feita da mesma forma, então sem desculpas pra colocar foto de 5 anos atrás, alegando não ter outra.

Os aplicativos no facebook são muitos, entre eles jogos em flash, que eu amo. São ótimos para passar o tempo. Mas, há vários outros sobre inúmeros assuntos. Isso é possível porque qualquer pessoa pode fazer um aplicativo para o facebook, ele é totalmente aberto. Sublinhado em vermelho há as opções 'curtir' e 'comentar' para ilustrar a possível interatividade entre amigos.
Em relação ao orkut o facebook tem inúmera vantagens, mas e número de brasileiros o primeiro citado continua sendo o campeão. Mas, pesquisas andam mostrando que a famosa rede social está em crise de acessos. Muitas pessoas possuem orkut, mas não utilizam e outras estão migrando para o facebook - eu. Ainda a maioria dos meus amigos utilizam orkut, mas ultimamente muitos andam criando perfis no face. Ainda assim o facebook perde em três coisas para o orkut: depoimentos, comunidades e Google Talk. O sistema de conversação instantânea do orkut é melhor que a do facebook. Os depoimentos dos amigos são fixos no perfil e a troca de ideia através dos tópicos de comunidades é bem interessante. No restante... Gostaria de excluir meu perfil, mas muitos continuam a manter contato apenas através do orkut, eu respondo, com semanas de atraso, pois não acesso, mas meu perfil continua lá semi ativo.
Se alguém já migrou pro facebook é só adicionar: karlacSouza

17 comentários:

  1. Realmente o facebook tem muito mais recursos que o orkut. Logo logo aparece outra novidade...
    Bjks.
    http://bellaonediarys.blogspot.com
    @michelegimenes

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do facebook, mas são poucos do meus amigos que aderiram ele
    http://charmosaeestilosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um facebook (a pouco tempo) e realmente fiquei surpresa com os recursos que ele tem. Reamnete muito mais atrativo que o orkut. é uma pena nem todos ainda terem aderido né.

    Mais é super interessante.

    Beijos pra vc, e se não passar por aqui até sexta-feira te desejo um feliz natal repleto de conquista e realizações.
    Bjus!!

    http://novamodaemdestaque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, passei pra conhecer seu blog e agradecer sua visita ao meu cantinho, estou seguindo, volte sempre, será sempre muito bem vinda. Adorei seu post sobre o facebook, te confesso q ainda estou um pouco perdida em relação a ele, mas nada como o tempo, né? Bjo

    http://domitillafashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Karla,
    Ainda não tenho um facebook... mas qd tiver te procuro...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor..

    Já me falaram mesmo que ele tem mais recursos do que o orkut.. mass eu ainda não tive coragem de abandonar o meu..kkk

    Bjuzzz.
    complementto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, minha flor!
    Meu esposo vive pegando no meu pé e fala quase todo dia para eu criar um perfil do facebook pq é mto bom, pq num sei que lá, num sei que lá e eu sempre fico falando que vou criar e nunca o faço =P

    Se ele ver seu post vai falar "Tá vendo??" kkkkkkkkkk

    Eu confesso que sou meio lenta com essas coisas. O meu orkut mesmo é na versão antiga pq n suportei a nova, o meu twitter a mesma coisa hehehehehehe eu sou meio básica sabe. Se criar um perfil no facebook n vai ser diferente.

    Mas, adorei saber dos tantos recursos, afinal, estar informada é essencial. Vc me inspirou, vou criar o meu perfil e te adicionar em homenagem kkkkkkkkkkkk quem sabe aos poucos n vou me empolgando, né? ;)

    Beijos, minha flor.
    Tenha uma ótima semana!

    Te espero lá no blog.
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Facebook é o que eu mais entro...
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  9. Fiquei tentada a criar um face por causa do teu post. O que seria de nós sem as redes sociais? LOL
    AUHSHUAHSHUHAUHSUHAUSHUAHSH'
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Karla!!!! Ainda não sei mexer muito bem, sou meio preguiçosa para essas coisitas!!!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Karla,
    ainda não aderi ao facebook!
    Estou pensando...

    Beijos

    http://amodasaidemoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Karlinha,

    tem um selinho pra você lá no blog! Passa lá :D

    Beijos :*
    consumismofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi amore, eu gosto do facebook acho bem mais prático.
    bjbj

    ResponderExcluir
  14. Não me adaptei ao orkut, tenho uma conta quase fantasma lá porque nunca uso. Então nem experimentei o facebook. Entre essas redes-sociais fico com o twitter haha
    Beijoos
    http://garotaderosa-shocking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nao tenho face,mais depois que li seu post, fiquei morrendo de vontade de fazer, hehe .
    beijão :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho facebook e acho muito melhor que o orkut!!
    beijos querida e obrigada pelo recadinho lá no blog!

    ResponderExcluir
  17. O orkut virou meio que carne de vaca... TODO mundo tem! aff...
    o face ganha de zero a dez em aplicativos, mais ainda prefiro o jeitinho do orkut... hehe
    Ah! Tá rolando sorteio lá no blog... Bora se inscrever! hehe
    Bjocas,
    http://mecanicademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir