sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ilusão.


Você vê aquilo que quer... E mostra o que desejar.
Vivemos na era da tecnologia, onde a manipulação da imagem é algo comum. Mas, até que ponto isso é aceitável e até onde esta manipulação chega? A fotografia veio a existir com o intuito de registrar a realidade, sendo esta uma réplica do real, mas se mudarmos o ângulo, a luz e o foco temos diferentes interpretações. Temos por hábito impor nosso ponto de vista em tudo, e isso não é diferente em relação à imagens. Manipulamos e brincamos com o observador. Isso é comum na arte, já que esta existe para expressarmos nossas opiniões e sentimentos, e principalmente para fazer o outro pensar. Porém, tempos atrás a fotografia e qualquer material impresso era uma realidade e assim era tratado, percebe-se o fenômeno ao reparar a quantidade de registros que as atuais crianças têm. Eu ainda nem cheguei aos 20, mas me lembro que em eventos de escola nós recebíamos um selo do fotógrafo, que assim sabia quem tinha pago ou não pelas imagens. Sendo assim... foto era luxo. Hoje em dia é tanta imagem e edições que estas se tornaram banalizadas. Ninguém pausa para refletir, investigar ou opinar sobre a imagem. Nós compramos as revistas e as pessoas que estão nela, sem realmente saber se elas existem mesmo, se são reais e como são na verdade. Compramos imagens pelo simples fato de serem belas, e por isso a admiramos. Aquilo que é diferente e original não é aceito facilmente, porque não queremos pensar em realidades feias, não queremos olhar para elas e muito menos aceitar. A manipulação não é mais para pensar, é para vender! Não se fazem quadro para se pendurar na parede, é para vender. Somos iludidos e iludimos sem pensar duas vezes. Quem não quer parecer uma pessoa de revista?

Se for para enganar, seja divertido, no mínimo.

Faça as pessoas pararem e quererem te decifrar.
Então, se quiser manipular, editar ou criar imagens e até mesmo histórias, muito legal. Mas, não deixe de lado a realidade, ela é tão incrível quanto qualquer sonho maluco, abstrato ou lúdico que tivermos.

16 comentários:

  1. Concordo ! Nós somos aquilo que queremos até um certo ponto ! Não podemos deixar a realidade passar de lado ! Estou seguindo o seu blog, fofa ! Me segue também ?

    Beijoos
    trendyteenager.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com você. Imagens, fotos estão banalizadas. Muito disso só serve para inflar egos. As pessoas acreditam na própria ilusão criada por um photoshop. As pessoas, pelo menos a maioria, não ligam para fotos como sendo um momento feliz que ficará guardado, registrado, elas pensam em "mostrar" para os outros o quão belas são. Mesmo que seja uma farsa.
    Acho que fotografar é legal, mas há que se ter um pézinho sim, na realidade, que é feia, mas é isso que precisamos ver. Mostrar o tempo todo somente o que é belo é como nos entorpecer com uma droga que nos cega.
    Gostei muito desse texto.
    Aliás gosto de todos, você sabe, né.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esses excessos de manipulação de imagens são mito visíveis hoje em dia. As pessoas não tiram mais fotos para guardar de lembrança e montar albuns para mostrar pras visitas na sala de estar, elas tiram fotos, centenas delas, com a mesma roupa e penteado, algumas até com a mesma pose, e passam um photoshop intensivo só pra colocar no orkut e no face e arrancar alguns comentários. As pessoas idealizam a si mesmas e usam as imagens para tentar convencer os outros.
    Adorei o texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ja estou seguindo ^^

    Bjnhoos:*
    http://meumundoloove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeei as fotos, haha! =D
    Gostei bastante do seu texto!
    Obrigada pela visita, beijos...

    http://makeupandgirls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita!!
    Adorei as imagens!! Super atraentes.
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adorei o post, o blog, tudo :), quer parceria? de uma olhadinha em nosso blog http://scene-uk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, imagens super curiosas! Gostei e concordo com o que você escreveu. Estou seguindo o blog, espero que me siga.

    Bjs

    http://tvfabulous.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adoro ilusão de otica ;D
    Seguindo...
    =**

    http://www.brisandrade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog :) Too seguindo, e obg pela visita ;) .
    Bjs.
    http://esmaltesvale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. haha, é fodaa' as fotos são supeer engraçadas, me confudi na 1º kakaka
    Bjoos.
    www.laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O post ficou otimo *--*
    Segue?
    www.bellateen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nooossa,amei o post...muito inteligente,vc escreve muuito bem qrida!!! \Õ/

    Amei seu blog,estou seguindo aqui...obrigada por visitar o meu!!! \Õ/

    AAhh,q bom saber q vc era fã de Spice Girls,eu tbm já gostei de Rouge...q tempos bons não é??!! Saudaades...=*

    Quer fazer parceria com o meu blog???
    Se quiser me aviisa daí...\Õ/

    Beijinhusss amoree..♥

    http://backstreetmorgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o seu texto, Karlinha. Concordo plenamente. Hoje em dia está tudo banalizado. Como vc mesma falou, antigamente, foto era luxo e outra, o sentimento tb era outro. Tirar uma foto, significava registrar um momento feliz e único e depois ter como lembrar. Hoje, as pessoas n curtem mais os momentos, as pessoas que rodeiam...só pensam em tirar aquela foto pra quando chegar em casa, ir correndo postar no orkut. Pq o orkut teve tanta força no Brasil? Pq brasileiro é um povo que gosta de aparecer e ainda com fotos que muitas vezes nem expressam a realidade pq o verdadeiro sentido se perdeu por trás dos mil efeitos.
    Beijos, minha flor...ótima semana para vc.
    Meu blog está atualizado, passa lá?
    Beijos!!!!!!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. nossa muito legal!!!!
    bjnssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Segue ai : http://aagarotinhaa.blogspot.com
    Seguindo voç (y)
    Bjks ;*

    ResponderExcluir